Tratamentos

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO ARTICULAR

Tratamento medicamentoso, não cirúrgico, através de infiltração intra-articular. Ou seja, da injeção da medicação dentro da articulação, com o objetivo de proteger a cartilagem, assim como melhorar seu funcionamento e estimular sua cicatrização em casos de lesão e/ou desgaste (artrose). Cabe ressaltar que não se tratam das temidas infiltrações com corticóide que eram feitas com muita frequência para alívio da dor há décadas, e sim um tratamento moderno e eficaz para proteção e analgesia das articulações (juntas) com um medicamento condroprotetor (protetor da cartilagem) chamado ácido hialurônico.

Com mais de 3.000 casos tratados e catalogados em sua prática profissional, o Dr Fulvio possui grande experiência clínica neste tratamento e, principalmente destaca sua eficácia e melhora das dores e qualidade de vida numa gama muito grande de pacientes. Ressalta porém que suas indicações devem ser respeitadas de acordo com o grau do desgaste, tipo e localização da lesão, atividade física, grau de solicitação musculoesquelético, doenças associadas, ou seja, a indicação deve ser individualizada.

Mesmo nos casos de artrose avançada, pode ser usada para alívio da dor enquanto o paciente é preparado para o tratamento cirúrgico ou mesmo como paliativo nos casos em que há contraindicação de cirurgia ortopédica por problemas clínicos como diabetes ou hipertensão de difícil controle, cardiopatia, etc, e também em indivíduos como tentativa de se evitar o tratamento cirúrgico.

PLASMA RICO EM PLAQUETAS (PRP)

Com o objetivo de estimular a cicatrização de lesões musculares, tendinosas, ligamentares e articulares pode ser usado um método através de aplicação de plasma do próprio indivíduo, enriquecido com suas plaquetas (célula sanguínea fundamental na cicatrização).

Por um método realizado por biomédicos especializados, uma amostra de sangue é colhida do paciente, preparada e separada a fração de plaquetas em diversas formas de apresentação, desde líquido até gelatinoso. Esse material é aplicado pelo médico na lesão, por métodos cirúrgicos e/ou injeções no local com ou sem auxílio de ultrassonografia para guiar a infiltração.

O Dr Fulvio utiliza tal procedimento na complementação de cirurgias artroscópicas, como na reconstrução do ligamento cruzado anterior e sutura de menisco, e na reparação tendinosa e ligamentar de várias articulações.

Tem se mostrado terapia promissora, porém mais estudos devem ser feitos, assim como um “follow up” (seguimento) de pacientes por tempo mais prolongado, por tratar-se de terapia recente.

TERAPIA POR ONDAS DE CHOQUE

Através de utilização de ondas de choque por uma máquina, no consultório, o Dr Fulvio realiza tratamentos em ortopedia visando o melhorar casos de tendinite crônica ( ombro, joelho, tendão de Aquiles), fascite plantar (esporão de calcâneo), epicondilite do cotovelo (cotovelo do tenista), etc.

O tratamento está indicado para pacientes que já foram submetidos a outros tratamentos convencionais como fisioterapia, tratamento medicamentoso, acupuntura porém que não apresentaram melhora completa do quadro.

Tal tratamento pode evitar o procedimento cirúrgico.

ÁCIDO HIALURÔNICO COMPATÍVEL COM PARTES MOLES

Tratamento muito recente através da aplicação deste medicamento na estrutura lesionada (tendão ou ligamento), tem-se mostrado eficaz no tratamento e cicatrização de algumas lesões, principalmente na prática esportiva (tendinite ou cotovelo do tenista, “tennis elbow” e entorse com lesão ligamentar do tornozelo)